Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de abril de 2018

CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES ATUARÁ COM SMT NA RETIRADA DE ANIMAIS DE GRANDE PORTE DE VIAS E LOGRADOUROS PÚBLICOS


A Vigilância Sanitária de Itumbiara, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) deverá receber ajuda da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) para aquisição de um veículo apropriado ao transporte e retirada de animais de grande porte das vias e logradouros públicos de nossa cidade.
A presença desses animais no perímetro urbano tem preocupado a população e chamado a atenção do Ministério Público que, através da Promotora de Justiça Dra. Mônica Fachinelli da Silva, titular da 5ª Promotoria de Justiça, tem cobrado uma atuação mais incisiva na prestação do serviço de recolhimento e retirada desses animais pelo poder público, em face de denúncias recorrentes da presença deles soltos em vias públicas.
Tal situação vem representando perigo, principalmente aos motoristas e motociclistas que trafegam em nossa cidade, sem contar também na possibilidade de que a criação desses animais próximos à áreas residenciais acaba produzindo focos de insalubridade que facilitam a propagação de doenças, além de incomodar bastante a vizinhança.
Desde há muito a Vigilância Sanitária de Itumbiara tem enfatizado, conforme pode se ver no vídeo abaixo, sobre as responsabilidades dos proprietários desses animais em mantê-los em locais adequados do ponto de vista higiênico-sanitário e em áreas cercadas, de onde não possam alcançar as vias de circulação de veículos e nem ocuparem áreas públicas municipais. A repressão à essas ocorrências irá se intensificar, podendo culminar com apreensões e multas aos proprietários desses animais.
Algumas tratativas já foram realizadas e outras ainda deverão ser levadas à efeito no âmbito do Ministério Público para que todos os órgãos da administração, diretamente envolvidos com o problema, possam atuar de forma articulada, delineando-se as atribuições de cada um, de maneira a se equacionar e resolver de vez esse problema em Itumbiara.


Hebert Andrade Ribeiro Filho
Diretor de Vigilância Sanitária de Itumbiara

Nenhum comentário:

Postar um comentário