Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de março de 2017

FISCALIZAÇÃO EM SUPERMERCADO APREENDE CARNES E PESCADO

Fiscalização da Vigilância Sanitária observa a temperatura em ilha de armazenamento de carnes
A Vigilância Sanitária de Itumbiara, realizou, no dia 23/3/2017, fiscalização no estabelecimento Supermercado Bretas. Foram encontradas irregularidades na comercialização de alimentos, notadamente nos produtos de carnes e peixe (bacalhau), onde, nos primeiros (carnes), as temperaturas de armazenamento, expressamente recomendadas nas embalagens, pelos fabricantes, se encontravam superadas nas condições verificadas, conforme atestaram as observações e medições realizadas por termômetro à laser.
No caso do segundo produto apreendido (bacalhau), as embalagens primárias (que é aquela que fica em contato direto com o alimento) estavam corrompidas em alguns casos e, em outros, com as etiquetas de identificação do produto totalmente apagadas e/ou ilegíveis, não possibilitando as devidas informações sobre o peso e, principalmente, sobre a data de validade deste produto, inviabilizando totalmente sua percepção e compreensão pelo consumidor.
No total foram apreendidos e, posteriormente, inutilizados, cerca de 70 Kg de alimentos, com a empresa autuada pela venda destes produtos em condições inadequadas. Poderia parecer pouca coisa, se não fosse o potencial devastador que determinados micro-organismos, presentes em alimentos deteriorados, podem causar em organismos mais susceptíveis, como as crianças, e debilitados, como os mais velhos.
A Vigilância Sanitária de Itumbiara orienta para que os estabelecimentos sempre observem as informações contidas nas embalagens de cada produto, armazenando-os em temperaturas adequadas, de acordo com as recomendações para cada um.












Nenhum comentário:

Postar um comentário