Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

AVANÇOS E REALIZAÇÕES NA SAÚDE EM ITUMBIARA

Veículos novos, como utilitários, ambulâncias e vans, para transporte dos pacientes, recentemente adquiridos pela SMS
Atualmente, um dos maiores desafios impostos aos gestores públicos de saúde no Brasil tem sido compatibilizar a exiguidade dos recursos oriundos dos repasses constitucionalmente previstos e destinados às secretarias de saúde dos municípios com a crescente demanda pelos serviços médicos.
         Mesmo assim, algumas cidades conseguem se sobressair e contornar as dificuldades impostas pelas limitações financeiras, avançando na quantidade e na qualidade dos serviços de saúde públicos disponíveis à população. Itumbiara é uma delas.
         Nos últimos dois anos a Secretaria Municipal de Saúde, confiada pelo prefeito Chico Balla às mãos de Adriano Martins Lopes, vem implementando, em ritmo crescente, melhorias nas condições do atendimento aos usuários do serviço público de saúde, aparelhando todas as unidades do município com os mais modernos equipamentos médicos e odontológicos, capacitando suas equipes e, também, reformando e mobiliando cada unidade, dotando-as de excelentes condições de conforto e atendimento, necessários para oferecer o melhor tratamento aos pacientes.
         Somente nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Brasília, N. Sra. da Saúde, Marolina, Social, Planalto, Dionária Rocha, Paranaíba, Rodoviário, Vila Vitória, Sarandi, Meia Ponte, Parque dos Buritis, além do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), os investimentos somaram, juntos, nos últimos dois anos, mais de R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais) na realização de reformas estruturais e aquisição de equipamentos médicos e odontológicos para todas elas.
         Aparelhos de ultrassom, oxímetros, otoscópios, esfigmomanômetros adulto e infantil, balanças antropométricas, autoclaves, fotopolimerizadores, compressores, amalgamadores, cadeiras para aplicação de injetáveis, macas ginecológicas, cadeiras de rodas, focos ginecológicos, macas simples, biombos, aparelhos de ar-condicionado, televisores 40 polegadas, longarinas de 5 lugares, cadeiras simples e executivo, ambús, geladeiras, mesas grandes, mochos odontológicos para exames, prateleiras de aço, ventiladores de teto, arquivos, armários, computadores completos, lençóis etc. fazem parte de uma pequena mostra da extensa relação de todos os itens que foram adquiridos e distribuídos para todas as Unidades Básicas de Saúde do município.
         Mesmo diante de tamanha capilaridade do sistema de saúde de nossa cidade, formado pelas diversas Unidades Básicas de Saúde, CAIS, NABS e UPA, e dos gastos advindos de toda sua manutenção em pleno funcionamento, o prefeito Chico Balla, através do secretário municipal de saúde, Adriano Martins Lopes, ainda realizou investimentos outros, e em grande monta, que superaram a casa dos milhões de reais, contemplando: a reforma da recepção do Hospital Municipal Modesto de Carvalho, com a construção de amplos banheiros masculinos e femininos; reforma do Centro Cirúrgico e da Central de Esterilização; reforma de unidade semi-intensiva; ampliação do número de leitos de estabilização e de Pronto Socorro; reforma dos consultórios de ortopedia, ginecologia/obstetrícia e de pediatria; reforma da ala de psiquiatria; criação do Complexo Administrativo da SMS, abrangendo o Departamento de Tecnologia da Informação (TI), Tesouraria, RH, Ouvidoria, Farmácia Judicial e Farmácia de Alto Custo; construção de nova sede do SAMU, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde e com a implantação do serviço de motolâncias; instalação de aparelhos de ar condicionado em todos os quartos do Hospital Municipal; pintura das áreas internas e dos quartos; reformas na cozinha e nos sistemas elétrico e hidráulico do edifício.
Somando-se a tudo isso, os investimentos na saúde, realizados pela Prefeitura Municipal de Itumbiara no governo Chico Balla, através da Secretaria Municipal de Saúde, atingirão o seu ápice com o efetivo funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Bairro Juca Arantes.
Segundo o secretário de saúde, Adriano Martins Lopes, esta nova unidade de saúde, que conta com os mais modernos equipamentos utilizados em medicina neste tipo de atendimento médico, dará rapidez e resolutividade nos casos de média e baixa complexidade, proporcionando ainda mais facilidade e conforto a todos aqueles que buscam os serviços médicos em nossa cidade.
         Também, recentemente, foram adquiridos seis novos veículos, compostos por utilitários, ambulâncias e Vans, que vem se somar aos demais da frota da Secretaria Municipal de Saúde, necessários à logística de transporte dos pacientes em tratamento nas cidades como Goiânia, Brasília, Anápolis, Trindade, Jales e Barretos.
         Para o secretário de saúde, Adriano Martins Lopes, as alegrias conquistadas, a cada desafio vencido, superaram de longe as dificuldades encontradas, deixando lições preciosas que servirão como bússola nos caminhos que na vida, onde e em qualquer que seja a seara de trabalho, ainda haverá de percorrer.
Observadores mais atentos dizem que, à despeito de todas as dificuldades econômicas por que passaram e ainda passam a maioria dos municípios brasileiros, com a competência administrativa primorosa do prefeito Chico Balla e o dinamismo insofismável do secretário de saúde Adriano Martins, o atendimento à saúde em Itumbiara acabou sendo colocado como prioridade e em patamares elevados, demonstrando, de forma patente, o compromisso dessa administração com a qualidade de vida de nossa população. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário