Total de visualizações de página

domingo, 1 de junho de 2014

SECRETARIA DE SAÚDE ADQUIRE INSTRUMENTOS DE ANÁLISES DE ÁGUA PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE ITUMBIARA

Hebert Andrade, Diretor de Vigilância Sanitária, verifica os instrumentos adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde  
O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Wanderlei domingos da Costa Júnior, adquiriu, para a Vigilância Sanitária de Itumbiara, vários instrumentos para a execução de análises de parâmetros físico-químicos da água servida à população.
Os aparelhos são capazes de aferir o pH da água, através do  peagâmetro, onde a concentração hidrogeniônica é medida, dando a acidez, ou basicidade, da amostra de água; verificam a turbidez, com a utilização do turbidímetro, cujos valores estão relacionados à quantidade de partículas sólidas dispersas na água; analisam a concentração de cloro livre, através do fotocolorímetro multiparâmetro, cujo valor tem relação direta com a ausência de micro-organismos patogênicos na água servida à nossa população.
A Vigilância Sanitária de Itumbiara coleta, com rodízio, em todos os bairros da cidade, cerca de 40 amostras/mês da água que é entregue para consumo. Uma das etapas das análises ocorre aqui mesmo, com a utilização dos equipamentos descritos anteriormente. As outras análises, principalmente microbiológicas, são realizadas no LACEN-GO nas amostras que, colhidas em duplicata pela equipe de fiscalização da VISA em todos os quadrantes de Itumbiara, fornecem uma amostragem que permite que esses resultados tenham valores significativos, do ponto de vista estatístico, dentro da metodologia empregada.
Os resultados obtidos nas análises da água servida pela Saneago tem atestado que os processos de tratamento da água captada no Rio Santa Maria, executados na Estação de Tratamento de Água “João Rocha” e, também, a distribuição do produto, conferem a qualidade exigida pela Portaria 2.914 de 2011 do Ministério da Saúde, evitando que ocorram doenças de veiculação hídrica e contribuindo para a saúde da população.

Dr. Hebert Andrade Ribeiro Filho
Diretor de Vigilância Sanitária de Itumbiara

Nenhum comentário:

Postar um comentário