Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

LIMPEZA E DESINSETIZAÇÃO DO ANTIGO MERCADO MUNICIPAL DE ITUMBIARA COMEÇOU

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INSPECIONA AS CONDIÇÕES DA COBERTURA DO ANTIGO MERCADO MUNICIPAL

Uma grande área localizada à Av. Trindade, onde funcionava o antigo Mercado Municipal de Itumbiara, passou, na última terça-feira (18/2), por vistoria da Vigilância Sanitária de Itumbiara e Superintendência de Endemias, iniciando-se, nesta segunda-feira (24/2), a desinsetização e limpeza do local.
       O imóvel, construído na década de 60, e composto de várias salas e bancas, a maioria desativadas, onde funcionavam pequenos comércios varejistas de produtos hortifrutigranjeiros, está em péssimo estado de conservação, tanto higiênico-sanitário, quanto estrutural, ficando patente o alto grau de insalubridade das instalações, colocando em risco a saúde de toda a população de nossa cidade.
O local, que já possuía uma espantosa e preocupante quantidade de pombos instalados em toda a sua extensão, posto que alimentados com frequência por pessoas que desconhecem o perigo destas aves na sua relação de proximidade com o homem, agora se vê infestado de insetos transmissores da Doença de Chagas, os conhecidos “barbeiros”, em cujos excrementos existe a possibilidade de se encontrar o protozoário Tripanossoma cruzi, causador da doença.
Conquanto as aves não desenvolvam a doença, fica evidente a associação entre a quantidade de pombos, com ninhos e excrementos em profusão por todo o imóvel, e a presença dos “barbeiros” no local, já que tanto as fêmeas quanto os machos, por serem insetos hematófagos obrigatórios, encontrariam no sangue dos pombos o alimento de que necessitam e nas frestas dos forros e paredes, como também nos ninhos desses pássaros, o ambiente adequado para se desenvolverem e ali se multiplicar.
A autonomia de voo desses insetos, mesmo que limitada, não pode fazer com se desconsidere a possibilidade de que, dali, poderiam vir a alcançar outros locais mais próximos daquela área em busca de alimento (sangue), transmitindo, caso estejam contaminados com o Tripanossoma cruzi, a doença a outras pessoas ou animais susceptíveis ao contágio.
A dificuldade inicial, encontrada pela Vigilância Sanitária de Itumbiara para localizar todos os proprietários das salas e bancas que se encontravam fechadas foi superada e o trabalho de desinsetização com a aplicação do inseticida para a erradicação dos insetos já foi iniciado pelos Agentes de Endemias e a limpeza da área de todo o imóvel está sendo feita através do trabalho realizado pela Secretaria de Ação Urbana. Além disso, a Diretoria de Iluminação Pública vem dando apoio operacional com os veículos dotados de guindastes Munck, facilitando o acesso dos Agentes de Endemias às partes mais altas da edificação.
A determinação do Prefeito Chico Balla é para que o trabalho no antigo Mercado Municipal seja feito no espaço de tempo mais breve possível, mas de maneira técnica, criteriosa e sem açodamento, promovendo a desinsetização completa e a limpeza total de toda a estrutura daquela edificação.


Dr. Hebert Andrade Ribeiro Filho
Diretor de Vigilância Sanitária de Itumbiara

Nenhum comentário:

Postar um comentário