Total de visualizações de página

sábado, 17 de agosto de 2013

CRIAÇÃO DE PORCOS EM ZONA URBANA INCOMODA E COLOCA EM RISCO A SAÚDE DA POPULAÇÃO

A criação de suínos em zona urbana, em área de expansão urbana ou próximo a área de mananciais é terminantemente proibida pela Lei Sanitária do Município de Itumbiara (Artigo 53 da Lei 2.833/2003). Entretanto, verificou-se que tal atividade vinha sendo praticada em larga escala no Bairro Nossa Senhora da Saúde, oferecendo riscos à saúde da população e causando bastante incômodo pelo acentuado mau cheiro emitido pelas instalações que abrigavam os porcos.
No local, em uma área próxima à Rua Monte Castelo com a Avenida Rio de Janeiro haviam sido encontrados cerca de 80 porcos há noventa dias. Na oportunidade, a Vigilância Sanitária de Itumbiara emitiu notificação para que todos os animais fossem retirados dentro do prazo máximo de quinze dias. Mesmo assim, ao retornar ao local, nesta sexta-feira (16/8), ainda foram encontrados cerca de 20 porcos adultos e alguns leitões pequenos.
Além da criação de porcos, observou-se no local o preparo e curtimento de couro bovino, proveniente de abate em local não autorizado pela Agrodefesa. Esse detalhe chama atenção pela possibilidade de conexão entre o abate clandestino de gado, a oferta de couro levado para o local e a venda de carne não inspecionada para ser comercializada em estabelecimentos de Itumbiara.
Foi dado um auto de infração ao proprietário dos porcos e exigida a retirada imediata de todos os porcos do local em 48 horas, sob pena de serem levados ao Centro de Controle de Zoonoses, de onde só sairiam após o pagamento de taxa.
O Ministério Público deverá ser noticiado desta ocorrência para que outras providências sejam tomadas com a finalidade de impedir que esta prática se repita e venha a oferecer qualquer tipo de incômodo ou riscos à saúde das populações mais próximas do local, ou, ainda, que possa haver a comercialização de carne sem inspeção sanitária.
Dr. Hebert Andrade Ribeiro Filho
Diretor de Vigilância Sanitária de Itumbiara


Nenhum comentário:

Postar um comentário