Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de abril de 2013

VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE ITUMBIARA, COM O BALANÇO DE MARÇO, SOMOU 6.897 AÇÕES NO 1º TRIMESTRE DE 2013.


A Vigilância Sanitária de Itumbiara apresentou durante o mês de março o número de 2.897 ações, desenvolvidas em vários setores sob sua atribuição, sobressaindo, dentre estas, a emissão de alvarás de vigilância sanitária (2.062) aos diversos tipos de estabelecimentos industriais, comerciais, de prestação de serviços; estabelecimentos de saúde como clínicas médicas, consultórios médicos e odontológicos, hospitais, laboratórios, além de muitos outros sujeitos à fiscalização sanitária, existentes em nossa cidade.
O atendimento público no órgão chegou a 550 ações, possibilitando dirimir dúvidas do setor regulado sobre as diversas peculiaridades de cada atividade em relação à legislação sanitária. Fiscalizações somaram 123 ações e 80 ações foram em atendimentos à denúncias, as mais variadas. Notificações e intimações, juntas, somaram 65 ações.
Respondeu-se a 1 (um) ofício do Ministério Público, versando sobre a produção clandestina e comercialização de queijo minas (queijo fresco) sem o selo de inspeção estadual (S.I.E.) ou selo de inspeção federal (S.I.F.), cuja fiscalização deverá se acentuar nos próximos dias por conta de denúncias sobre as péssimas condições de higiene na fabricação em algumas propriedades rurais de Itumbiara que seriam responsáveis por grande parte do abastecimento deste produto no comércio de nossa cidade. Ainda tivemos 1 (uma) coleta de alimentos para envio ao LACEN-GO para análise, relacionada ao programa de monitoramento da qualidade de alimentos, neste caso, leite UHT (leite de “caixinha”).
Outras ações que mereceram destaque foram relacionadas ao trabalho de orientação e fiscalização a todos os fornecedores de produtos de panificação à Secretaria Municipal de Educação, assegurando a qualidade dos produtos que serão oferecidos à merenda dos alunos da rede pública de ensino de nosso município.
As instituições financeiras de Itumbiara, notadamente os grandes bancos, também foram visitadas pelos fiscais da Vigilância Sanitária de Itumbiara nos últimos dias e instadas a apresentarem documentos comprobatórios de manutenção de seus sistemas de ar condicionado, evitando que na exposição diária a que se submetem clientes e funcionários dentro destas agências, estes possam contrair e/ou disseminar doenças respiratórias.
Com isso o balanço das ações em vigilância sanitária chega ao final do primeiro trimestre de 2013 com o número expressivo de 6.897 ações e, ainda, com o recorde de 4.198 alvarás de vigilância sanitária emitidos, demonstrando, desta forma, que o trabalho desenvolvido vem ganhando o respaldo da população e, principalmente, do setor regulado, sempre ávido por informações e orientações que os coloquem em posição de destaque nas suas  atividades e em consonância com a legislação em vigor.

Dr. Hebert Andrade Ribeiro Filho
Diretor de Vigilância Sanitária de Itumbiara

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário