Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de abril de 2013

ATUAÇÃO DO CCZ DE ITUMBIARA É RECONHECIDA NACIONALMENTE

Sr. Fábio Graciano e sua filhinha juntos com a cadela "Amarela"



Dr. Celso Borges durante tratamento da "Amarela"



Dr. Celso Borges e aluna da Faculdade Med. Vet. de Itajubá 



Médica veterinária Sonaide Faria Ferreira da Cordenação de Zoonoses de Goiânia dá treinamento  no CCZ de Itumbiara



O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Itumbiara tornou-se nos últimos dias objeto de diversas matérias jornalísticas, algumas delas veiculadas em âmbito nacional e vistas por todo Brasil através do portal globo.com.
A mudança de paradigma implementada nas operações e nos procedimentos do órgão tem mostrado resultados bastante significativos, corroborando os esforços de toda a equipe liderada pelo coordenador da unidade, Dr. Celso Borges de Almeida Jr.
Entre as várias ações de sucesso poderíamos citar a recuperação da frota de veículos para captura de animais de pequeno e grande porte; a realização da feira de adoção de animais realizada na Praça da República, possibilitando a viabilização da adoção, pela população itumbiarense, de 25 animais; a realização de convênio de cooperação técnica, através do Fundo Municipal de Saúde, com a Faculdade de Medicina Veterinária de Itajubá – MG; realização de curso e treinamento, pela Coordenação de Zoonoses de Goiânia, para triagem de Leishmaniose Visceral Canina, facilitando o encaminhamento dos materiais para o LACEN-GO.
Entretanto, a ação mais comentada e que repercutiu de forma decisiva para o reconhecimento pela população do Centro de Controle de Zoonoses de Itumbiara, como referência no tratamento dado aos animais que para lá são encaminhados, foi aquela relacionada à recuperação da cadela Pit Bull, chamada carinhosamente de “Amarela”, cujo estado de saúde lastimável, decorrente do abandono em que foi encontrada em meado do mês de março, somente pode ser revertido através da competência profissional do Dr. Celso Borges (Coordenador do CCZ) e dos cuidados recebidos dentro daquela unidade.
O animal, após ter ganhado 7 quilos e estar totalmente recuperado, pode ser adotado, tendo sido o Sr. Fábio Graciano, de Itumbiara, o selecionado entre as mais de 30 pessoas que desejavam ter a posse definitiva e a companhia da “Amarela”.
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Secretário de Saúde de Itumbiara, Dr. Wanderlei Domingos da Costa Jr., não tem poupado esforços e vem investindo continuamente, possibilitando, desta forma, que Itumbiara se torne referência para o Brasil e todo o Estado de Goiás nos serviços prestados dentro do CCZ de Itumbiara.
Dr. Hebert Andrade Ribeiro Filho
Diretor de Vigilância Sanitária de Itumbiara

Nenhum comentário:

Postar um comentário