Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de março de 2013

ESCLARECIMENTOS SOBRE ALIMENTOS COM SOJA DA MARCA AdeS


Por precaução e para proteger a saúde da população brasileira, a ANVISA determinou, no dia 18/3/2013, a suspensão de fabricação, distribuição, comercialização e consumo de todos os lotes dos alimentos com soja, sabor maçã, de 1,5 litro, produzidos em 25 de fevereiro deste ano (Lote AGB25), da marca AdeS, produzidos pela linha de produção TBA3G, na fábrica da empresa Unilever Brasil Industrial Ltda, em Pouso Alegre (MG). A medida, válida para todo o território nacional, engloba todos os sabores do produto.
O consumidor que tiver adquirido os produtos não deve consumi-los. Em casos de queimaduras ou outro sintomas, procure imediatamente atendimento médico.
        Após ser questionada pela ANVISA por intermédio da notificação nº 5/2013, a empresa Unilever Brasil Industrial Ltda respondeu que havia identificado falha no processo de higienização das máquinas da referida linha de produção. A falha, de acordo com a empresa, teria resultado no envase de embalagens com solução de limpeza, em um lote do produto com sabor maçã.
        Apesar da Unilever já ter realizado o recall do lote do produto com sabor maçã (96 unidades, segundo informações da empresa), a ANVISA decidiu suspender todos os lotes de todos os sabores, produzidos na linha de produção em que foi identificada a falha, até que a Agência tenha mais informações sobre a verdadeira extensão do problema. Uma inspeção sanitária seria realizada pelas autoridades sanitárias estaduais e municipais na fábrica da empresa no dia 18/3/2013, onde seriam verificadas as condições sanitárias de produção do alimento e verificar se a falha identificada pela empresa foi solucionada.
        Caso seja verificado que o problema tenha, de fato, sido solucionado e que não atingiu outros lotes e sabores, os produtos poderão ser, novamente, liberados pela ANVISA.
Recomendação ao consumidor
         Os produtos fabricados na linha de produção TBA3G podem ser identificados pelos lotes que possuem as iniciais AG (A, significa a fábrica de Pouso Alegre e G, a linha de produção TBA3G). Desse modo, os consumidores e as vigilâncias sanitárias locais podem fazer a identificação dos produtos e retira-los de circulação. As embalagens de 200ml e 330ml fabricadas pela empresa não estão abarcadas na suspensão e podem ser comercializados e consumidas normalmente.
        Para realizar a troca ou reembolso do produto, o consumidor deve entrar em contato com o fabricante, a Unilever. A solicitação pode ser feita gratuitamente pelo SAC nº 0800 707 0044, das 8h às 20h, ou sac@ades.com.br. Em casos de dúvidas, a ANVISA dispõe de uma Central de Atendimento: 0800 642 9782.
Clique na foto abaixo e confira a tabela publicada no Diário Oficial da União com todos os produtos suspensos.
Fonte: www.anvisa.gov.br
Acesso em: 26/3/2013
Dr. Hebert Andrade Ribeiro Filho
Diretor de Vigilância Sanitária de Itumbiara

Nenhum comentário:

Postar um comentário