Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE ITUMBIARA RETIRA BUZINAS À GÁS DO COMÉRCIO


A Vigilância Sanitária de Itumbiara apreendeu nesta terça-feira (26/02/2013), em um estabelecimento comercial, uma quantidade expressiva (dezoito artefatos) de buzinas à gás e continuará fiscalizando o comércio local, verificando a existência de estoques e da comercialização destas buzinas que utilizam como mistura propelente os gases propano e butano. Todos os produtos encontrados serão apreendidos e os comerciantes serão autuados.
A lei estadual (Lei nº 17.770/2012), sancionada pelo governo estadual, proibiu a comercialização, distribuição e uso de buzina de pressão à base de gás propano e butano em tubo de aerossol, depois que adolescentes morreram, após a utilização desta mistura como droga.
A composição química da mistura, utilizada como propelente, é formada pelos gases butano e propano que, segundo especialistas, são altamente tóxicos e inflamáveis e a sua inalação pode gerar euforia e alucinação, razão pela qual o produto às vezes tem sido utilizado por muitos jovens com esta finalidade.
Pneumologistas são categóricos ao alertar sobre os perigos da inalação destes dois gases, afirmando que o risco de uma parada cardiorrespiratória, intoxicação do sistema nervoso central, coma ou um AVC (Acidente Vascular Cerebral) são consequências previsíveis e, também, a exposição prolongada, ao longo do tempo, traria danos à medula óssea e, consequentemente, comprometeria a fabricação dos glóbulos brancos e vermelhos. Como os gases inalados possuem metabolização hepática, também teriam efeito tóxico para o fígado.

Dr. Hebert Andrade Ribeiro Filho
Diretor de Vigilância Sanitária de Itumbiara

Nenhum comentário:

Postar um comentário