Total de visualizações de página

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE ITUMBIARA INTERDITA DUAS COMUNIDADES TERAPÊUTICAS IRREGULARES EM ITUMBIARA

 
Foram interditadas, em menos de 24 horas, entre os dias 11 e 12 de dezembro, duas comunidades terapêuticas em Itumbiara que vinham funcionando de forma irregular e operando na clandestinidade em nossa cidade. Uma destas ficava na Rua Quirinópolis, no Bairro Nova Aurora, e a outra, na Rua Eba, no Bairro Ernestina Borges de Andrade.
           Os estabelecimentos, além de não possuírem o Alvará de Vigilância Sanitária, também não contavam com responsáveis técnicos legalmente habilitados, necessários ao exercício desta atividade.
           A falta de vagas na rede pública de saúde, aliada a demanda crescente por tratamento contra a dependência química, tem incentivado pessoas sem o preparo adequado a se aventurarem na exploração deste filão, aproveitando-se muita das vezes do momento de fragilidade das pessoas que buscam, de forma desesperada, uma vaga que possibilite a seu familiar abandonar o vício, não se preocupando, porém, em se informarem sobre as propostas terapêuticas adotadas nestes estabelecimentos e sobre as condições em que estão funcionando.
           Entretanto, a Vigilância Sanitária de Itumbiara, ao efetuar a interdição destes locais, tem buscado evitar que situações lamentáveis, como as que foram noticiadas e denunciadas, incluindo maus tratos a internos, condições precárias de alimentação e de instalações destes estabelecimentos e, principalmente, a falta de assistência médica e psicológica venha a comprometer a credibilidade das instituições que trabalham de forma séria e responsável pela recuperação daqueles que buscam nestas comunidades terapêuticas o apoio necessário para se restabelecerem ao convívio familiar e social, de forma autônoma e produtiva.

   
Dr. Hebert Andrade Ribeiro Filho

Diretor de Vigilância Sanitária de Itumbiara
 


Um comentário:

  1. Parabéns,aqui nao podemos interditar e divulgar o serviço.porque o coordenador nao deixa e o prefeito tb nao da cartas branca pros fiscais trabalharem..mas acho que com a nova administraçao tudo vai melhorar..bjss

    ResponderExcluir