Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE ITUMBIARA E SUPERINTENDÊNCIA DE ENDEMIAS RETIRAM MAIS DE 3.000 PNEUS DO MEIO AMBIENTE


Foram retirados do meio ambiente, no dia 18/12/2012, em Itumbiara, cerca de 3.000 pneus inservíveis, a maioria originários de carros de passeio, recolhidos nas borracharias e lojas da cidade que comercializam este produto e que vinham sendo depositados em uma instalação do DIAGRI, nas proximidades da Av. Modesto de Carvalho.
Essa operação foi resultado de uma ação articulada entre a Vigilância Sanitária de Itumbiara, Superintendência de Endemias e a empresa Reciclanip da cidade de São Paulo, contribuindo para evitar a proliferação do Aedes aegypti, que seria favorecida pelos criadouros advindos do acúmulo de água no interior destes pneumáticos.
Quando o ponto de coleta atinge 2.000 pneus de passeio ou 300 pneus de caminhão, a Reciclanip é comunicada e programa a retirada do material com os transportadores conveniados. A criação do ponto de coleta e toda a logística de transportes de saída do material do ponto de coleta fazem parte das responsabilidades da Reciclanip.
  A Reciclanip, entidade que cuida exclusivamente da coleta e destinação de pneus inservíveis no Brasil, percorre os pontos de coleta contendo os pneus inservíveis que, a partir daí, começam uma nova vida e podem ser reutilizados de diversas formas como, por exemplo, em fornos de cimenteira e para produção de asfalto ecológico.
Fundada em 2007, a Reciclanip é uma instituição sem fins lucrativos, criada pelas empresas que produzem pneus no Brasil para cuidar exclusivamente das ações de coleta e reciclagem, que já eram realizadas desde 1999 devido ao Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis.  As atividades da entidade atendem a resolução 416/09 do CONAMA, que regulamenta a coleta e destinação dos pneus inservíveis no Brasil.
A Reciclanip tem 726 pontos de coleta espalhados por todo o Brasil em parceria principalmente com prefeituras, que cedem o terreno de acordo com as normas de segurança e higiene, para recolher e armazenar os pneus.
 Dr. Hebert Andrade Ribeiro Filho
Diretor de Vigilância Sanitária de Itumbiara


Um comentário:

  1. Muito boa essa matéria vou aproveitar pra fazer um projeto e enviar ao novo prefeito para começarmos a fazer esse trabalho e desde ja aproveito para lhe dizer que vou precisar de sua ajuda para realizar e concectar com a Reciclanip.Obrigada Alanice.

    ResponderExcluir