Total de visualizações de página

domingo, 21 de outubro de 2012

CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES TRATA E DEVOLVE ONÇA SUÇUARANA À NATUREZA





O Centro de Controle de Zoonoses de Itumbiara, através do Dr. Celso Borges de Almeida Jr. participou da captura e posterior devolução à natureza de uma onça suçuarana que foi encontrada por um morador do setor Vila de Furnas, em Itumbiara, após ter adentrado o quintal da residência e se refugiado em um dos cômodos da casa.
O fato, inusitado, além de curioso, expõe, para reflexão, a ação do homem sobre a natureza, ao prejudicar o equilíbrio de ecossistemas onde esses animais teriam comida farta e poderiam sobreviver, mantendo-se, assim, afastados da cidade e do contato com o homem.
Entretanto, o desmatamento e a cultura predominante da cana-de-açúcar em nossa região, interferem em toda cadeia alimentar e faz com estes animais predadores não encontrem o alimento (notadamente animais herbívoros de pequeno porte) necessário ao seu sustento, o que acaba forçando-os a procurá-lo em locais habitados, expondo-os ainda mais nessa luta pela sobrevivência. Felizmente que, desta vez, a consciência ecológica e ambiental do morador, ao acionar as instâncias competentes, impediu que algo de ruim pudesse acontecer ao animal, que somente chegou até ali porque buscava alimento para sua sobrevivência.
O animal foi conduzido até o Centro de Controle de Zoonoses onde, após repousar e receber os cuidados do médico-veterinário, bem como com a alimentação necessária, terminou sendo solto às margens do Rio Meia Ponte, no município de Itumbiara.


Dr. Hebert Andrade Ribeiro Filho
Diretor de Vigilância Sanitária de Itumbiara

Nenhum comentário:

Postar um comentário