Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

VIGILÂNCIA SANITÁRIA DESENVOLVE CAMPANHA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SANEAMENTO BÁSICO

Cartilhas explicam a importância do uso de água tratada e da ligação do esgoto doméstico à rede coletora.

A importância e a qualidade do saneamento básico em uma cidade têm reflexos diretos na qualidade de vida das pessoas, principalmente quando toda a população, ao invés de utilizar águas de cisternas para o seu consumo ou de despejar o seu esgoto doméstico em fossas sépticas, passa a consumir a água servida pela rede de distribuição de água tratada e a destinar o seu esgoto doméstico na rede coletora de esgoto disponível para atender as suas casas.
 As vantagens da utilização de água tratada e do esgoto coletado refletem não só nos aspectos relacionados à saúde das crianças, jovens, adultos e idosos, evitando a necessidade de consultas médicas ou, até mesmo, de internações hospitalares, mas também na economia doméstica, diminuindo gastos com a compra de medicamentos,  que poderiam comprometer o orçamento das famílias ao final de cada mês.
Hoje sabemos que a cada R$1,00 aplicado em saneamento, economizamos R$5,00 com gastos em saúde na rede pública, podendo, desta forma, dirigir estes recursos para outros atendimentos e procedimentos em medicina, como, por exemplo, a realização de um maior número de cirurgias.
Considera-se, portanto, importante a veiculação de informações sobre os benefícios da utilização de água com qualidade comprovada e da necessidade de se fazer a ligação do esgoto doméstico à rede coletora da Saneago.
Sendo assim, a Secretaria Municipal da Saúde, comandada pelo Dr. Wanderlei Domingos da Costa Jr., estará realizando um trabalho de divulgação, através da Vigilância Sanitária de Itumbiara e dos agentes de saúde do município, entregando milhares de cartilhas educativas em todos os bairros de Itumbiara, com a finalidade de informar e contribuir para que as doenças de veiculação hídrica, ou seja, doenças transmitidas pela água contaminada, não venham a afetar a saúde de nossa população.

Dr. Hebert Andrade Ribeiro Filho
Diretor de Vigilância Sanitária de Itumbiara

Um comentário: