Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de maio de 2012

VIGILÂNCIA SANITÁRIA E A ANÁLISE DE RISCO NA SEGURANÇA DOS ALIMENTOS

De acordo com a abordagem atual da segurança dos alimentos, o controle da qualidade e da inocuidade deve ser realizado em toda a cadeia alimentar: produção, armazenagem, distribuição, processamento, até o consumo do alimento in natura ou processado - sendo responsabilidade de todos os profissionais envolvidos nessas atividades, órgãos governamentais e também dos consumidores.
A análise de risco possibilita o estabelecimento de padrões, diretrizes e de outras recomendações relacionados à segurança dos alimentos, colaborando para a proteção da saúde do consumidor e para o comércio internacional. A análise de risco é uma ferramenta para o processo de tomada de decisão sobre questões de segurança dos alimentos. Através de sua aplicação, são identificados os diferentes pontos de controle na cadeia alimentar, as opções de intervenções e os custos e benefícios de cada medida, permitindo o gerenciamento eficiente dos riscos.
A metodologia de análise de risco contribui para a produção de alimentos seguros, pois possui ferramentas para o gerenciamento e a definição de medidas específicas, transparentes e coerentes; para a avaliação de perigos específicos e técnicas para uma comunicação e discussão eficiente entre os profissionais e com a sociedade.
O país deve possuir um sistema de segurança alimentar, incluindo legislação e regulamentação, uma estratégia nacional de controle de alimentos, serviços eficientes de inspeção e análises laboratoriais, capacitação técnica e científica, dados epidemiológicos organizados e estrutura para atividades de comunicação e educação. A capacitação e a atualização constante dos profissionais envolvidos, sobre os conceitos e métodos da análise de risco, são fundamentais. É necessário também sensibilizar a indústria, os consumidores e os formadores de opinião, para a importância do processo e de sua participação e adesão às decisões do gerenciamento de risco. Clique aqui para fazer o download da publicação!
Fonte:Organização Pan-Americana da Saúde

Dr. Hebert Andrade Ribeiro Filho
Diretor de Vigilância Sanitária de Itumbiara

Nenhum comentário:

Postar um comentário