Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de maio de 2012

HIGIENIZAR AS MÃOS: PRIMEIRO PASSO PARA A BUSCA DA SEGURANÇA E DA EXCELÊNCIA NA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE

A higienização das mãos é reconhecida, mundialmente, como uma medida primária, mas muito importante no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Por este motivo, tem sido considerada como um dos pilares da prevenção e controle de infecções dentro dos serviços de saúde, incluindo aquelas decorrentes da transmissão cruzada de microrganismos multirresistentes.
Estudos sobre o tema mostram que a adesão dos profissionais à prática da higienização das mãos de forma constante e na rotina diária ainda é baixa, devendo ser estimulada e conscientizada entre os profissionais de saúde. Torna-se imprescindível reformular esta prática nos serviços de saúde na tentativa de mudar a cultura prevalente entre os profissionais de saúde, o que pode resultar no aumento da adesão destes às práticas de higienização das mãos. Dessa forma, exige a atenção de gestores públicos, diretores e administradores dos serviços de saúde e educadores para o incentivo e a sensibilização dos profissionais à questão. Todos devem estar conscientes da importância da higienização das mãos nos serviços de saúde visando à segurança e à qualidade da atenção prestada.
Para contribuir com esta finalidade, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA/MS) apresenta o manual “Segurança do Paciente - Higienização das Mãos”. Buscou-se um aprofundamento dos conteúdos da recente publicação da ANVISA/MS “Higienização das Mãos em Serviços de Saúde”, publicada no ano de 2007, assim como uma ampliação do tema, trazendo outros conteúdos bem sistematizados e de interesse.
O presente manual se destina aos profissionais que atuam em serviços de saúde, em todos os níveis de atenção. Ainda, contribui com informações relevantes sobre o tema para apoiar as ações de promoção e melhoria das práticas de higienização das mãos, pelos profissionais de saúde, administradores dos serviços de saúde, diretores de hospitais, educadores e autoridades sanitárias. Houve preocupação, por parte dos autores, em tratar os temas que compõem o conteúdo deste manual com orientações claras, eficazes e aplicáveis sobre o tema.
A Anvisa/MS espera, com a disponibilização deste manual, contribuir com o aumento da adesão dos profissionais às boas práticas de higienização das mãos, visando à prevenção e redução das infecções bem como à promoção da segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde. Higienizar as mãos, conforme preconizado nesta publicação, consiste no primeiro passo para a busca da segurança e da excelência na qualidade da assistência ao paciente. Clique aqui para fazer o download da publicação!
Fonte: ANVISA

Dr. Hebert Andrade Ribeiro Filho
Diretor de Vigilância Sanitária de Itumbiara

Nenhum comentário:

Postar um comentário