Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de abril de 2012

MANUAL DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR EM PEDIATRIA

Com a finalidade de difundir conceitos, normas, cuidados, procedimentos e a legislação em vigor, aplicáveis tanto à organização das unidades de saúde em que transcorrem os atendimentos pediátricos, como às peculiaridades da prática profissional apropriada à faixa etária correspondente, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicaram o Manual de Controle de Infecção Hospitalar em Pediatria.
Trata-se de precioso resultado das ações conjuntas definidas nos termos da parceria firmada entre as duas entidades com o intuito de contribuir para a elevação do nível de saúde da infância e da adolescência brasileiras.
O objetivo é o fortalecimento da cultura de prevenção de infecções adquiridas em unidades pediátricas de saúde, pressuposto essencial à qualidade dos serviços prestados em todas as etapas dos processos de diagnóstico e tratamento das doenças. Presta-se, por isso mesmo, aos pediatras e a todos os demais profissionais que atuam nos ambientes de atenção à saúde de crianças e adolescentes do país.
O Manual que apresentamos para download foi elaborado pelos integrantes do Grupo Técnico de Controle de Infecção Hospitalar da SBP e revisado pela equipe da ANVISA. Os temas que compõem o conteúdo do Manual cobrem a maioria das questões suscitadas nesse domínio de conhecimento. Estão escritos de forma clara, simples, concisa e, sobretudo, prática, como cabe a um texto dessa natureza.
O alcance da relevante iniciativa demonstra o extraordinário benefício que pode resultar da combinação de esforços entre o poder público e as entidades da sociedade civil, quando convergem para a promoção do bem estar físico mental e social da população.

Dr. Hebert Andrade Ribeiro Filho
Diretor de Vigilância Sanitária de Itumbiara

Nenhum comentário:

Postar um comentário