Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de abril de 2012

ANVISA LANÇA MANUAL DE LIMPEZA E DESINFECÇÃO DE SUPERFÍCIES EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Atualmente, o ambiente em serviços de saúde tem sido foco de especial atenção para a minimização da disseminação de microrganismos, pois pode atuar como fonte de recuperação de patógenos potencialmente causadores de infecções relacionadas à assistência à saúde, como os microrganismos multirresistentes.
Segundo Rutala (2004), as superfícies limpas e desinfetadas conseguem reduzir em cerca de 99% o número de microrganismos, enquanto as superfícies que foram apenas limpas os reduzem em 80%. As superfícies carreiam um risco mínimo de transmissão direta de infecção, mas podem contribuir para a contaminação cruzada secundária, por meio das mãos dos profissionais de saúde e de instrumentos ou produtos que poderão ser contaminados ao entrar em contato com essas superfícies e, posteriormente, contaminar os pacientes ou outras superfícies (ANSI/AAMI, 2006). Desta forma, o Serviço de Limpeza e Desinfecção de Superfícies em Serviços de Saúde tem papel fundamental na prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde, sendo imprescindível o aperfeiçoamento do uso de técnicas eficazes para promover a limpeza e desinfecção de superfícies.
Conheça o Manual de Limpeza e Desinfecção de Superf­ícies lançado pela ANVISA e veja como devem ser realizados todos os procedimentos de limpeza de superfícies nas diversas áreas dos estabelecimentos de serviços de saúde. Clique aqui para fazer o download do Manual!
Dr. Hebert Andrade Ribeiro Filho
Diretor de Vigilância Sanitária de Itumbiara
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário