Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE ITUMBIARA-GO - RELATÓRIO SUCINTO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS 2011

VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE ITUMBIARA-GO
RELATÓRIO SUCINTO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS 2011

INDÚSTRIAS
CARGILL – VISITA TÉCNICA NA INDÚSTRIA DE GORDURAS VEGETAIS – UNIDADE CARGILL AGRÍCOLA DE ITUMBIARA, JUNTAMENTE COM SUVISA/GO. INSPEÇÃO E VISTORIA DE INSTALAÇÕES DE RESTAURANTE DA INDÚSTRIA (NUTRIN).  
JBS – FRIBOI - INSPEÇÃO E VISTORIA EM ÁREA DE TRATAMENTO DE EFLUENTES, ÁREA DE TRATAMENTO DO COURO E PREPARO PARA EXPORTAÇÃO, ÁREA DE RESTAURANTE INDUSTRIAL E ÁREA DO SERVIÇO MÉDICO-AMBULATORIAL.
CARAMURU – INSPEÇÃO EM ÁREA DE PROCESSAMENTO DE GRÃOS E VERIFICAÇÃO DAS INSTALAÇÕES DESTINADAS A PRODUÇÃO DE ÓLEO VEGETAL.
ALMAD/CAGIGO – INSPEÇÃO NA ÁREA DE EXTRAÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS A PARTIR DE “BORRA DE ÓLEO DE SOJA”, VERIFICAÇÃO DE PROCESSOS EMPREGADOS NA EXTRAÇÃO DE ÓLEO E INSPEÇÃO EM LAGOA DE EFLUENTES.
USINA PANORAMA – LIMITE ITUMBIARA/BOM JESUS
INSPEÇÃO E VISTORIA EM INSTALAÇÕES DESTINADAS AO AMBULATÓRIO DA EMPRESA E RESTAURANTE INDUSTRIAL.
PLANTAR – INSPEÇÃO DAS INSTALAÇÕES E DO RESTAURANTE DA EMPRESA (SABORETTO) – SARANDI
PIONNER – INSPEÇÃO E VISTORIA DAS INSTALAÇÕES MÉDICO-AMBULATORIAIS PARA FUNCIONÁRIOS E REFEITÓRIO – BR 452.
PERDIGÃO – VERIFICAÇÃO DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO E ANÁLISE DE ROTULAGEM DE PRODUTOS LÁCTEOS (LEITE UHT) – DIAGRI.
RAÍ INGREDIENTES (AROMAS E ESSÊNCIAS) – INSPEÇÃO E VISTORIA NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE AROMAS E ESSÊNCIAS, BEM COMO DO CONTROLE DE QUALIDADE – DIAGRI.
PIMPOLINO – INDÚSTRIA DE MILHO DE PIPOCA – INSPEÇÃO E VISTORIA NOS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO (FORNECEDOR DO CIRQUE DU SOLEIL E CINERAMA).
ALCA FOODS – VISTORIA EM ÁREA DE PRODUÇÃO E INSPEÇÃO DE CONTROLE DE QUALIDADE E PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS.
TEMPEIRO CHEIRO BOM VISTORIA E INSPEÇÃO PARA ADEQUAÇÃO DA ESTRUTURA FÍSICA A ATIVIDADE E EXIGÊNCIA DE RESPONSÁVEL TÉCNICO PELA PRODUÇÃO DA EMPRESA.
SALADÃO FOODS – VISTORIA EM ÁREA DE PRODUÇÃO E ARMAZENAMENTO DO PRODUTO ACABADO; INSPEÇÃO DE INSTALAÇÕES E PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DE MOLHOS, TEMPEROS E CONDIMENTOS.
INDÚSTRIAS DE PANIFICAÇÃO – OBSERVAÇÃO DAS INSTALAÇÕES E BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO DE ALIMENTOS. OBSERVAÇÃO DE EMISSÃO DE POLUENTES ORIUNDOS DE QUEIMA DE COMBUSTÍVEL DE ORIGEM VEGETAL (LENHA).
DEPIL SAFE – VISTORIA EM FÁBRICA DE CÓSMÉTICOS (CERAS DEPILATÓRIAS), VERIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO, CONDIÇÕES DE ESTOCAGEM DE MATÉRIA PRIMA E INSPEÇÃO EM ÁREA E PROCESSOS DE FABRICAÇÃO, ACONDICIONAMENTO E ROTULAGEM DO PRODUTO.
CLÍNICAS RADIOLÓGICAS E SERVIÇOS DE RX
ACOMPANHAMENTO, VISTORIA E MEDIÇÃO DE RADIAÇÃO DE APARELHOS UTILIZADOS EM RADIODIAGNÓSTICOS JUNTO AOS TÉCNICOS DA COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR – CNEN - (CRI E HOSP. SÃO MARCOS). 
CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS
INSPEÇÃO DAS INSTALAÇÕES (ESTERILIZAÇÃO DE MATERIAIS, PLANTA BAIXA, COMPRESSOR, PGRSS ETC.) ALÉM DE CONDIÇÕES DE OPERAÇÃO DE APARELHOS DESTINADOS A PROCEDIMENTOS QUE UTILIZEM RADIAÇÃO IONIZANTE (RX), OBSERVANDO-SE O LAUDO RADIOMÉTRICO DO LOCAL E ADJACÊNCIAS AO EMISSOR DE RADIAÇÃO.
CLÍNICAS MÉDICAS E CLÍNICAS PSICOLÓGICAS
INSPEÇÃO DAS INSTALAÇÕES E VERIFICAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE  ATENDIMENTO E OBSERVAÇÃO DE REQUISITOS PARA REALIZAÇÃO DE OUTROS PROCEDIMENTOS MÉDICOS CONFORME AS NORMAS DA SUVISA/GO E ANVISA.
HOSPITAIS
VERIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES HOSPITALARES E FUNCIONAMENTO DE CCIH HOSP. SÃO MARCOS, HOSP. SANTA MARIA E HOSP. MUNICIPAL, JUNTO COM VISA ESTADUAL.
CLÍNICAS VETERINÁRIAS, CASAS AGROPECUÁRIAS E PET SHOPS
TRABALHO CONJUNTO COM O CRMV-GO PARA REGULARIZAÇÃO DO COMÉRCIO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS E DA EXIGÊNCIA DE RESPONSÁVEL TÉCNICO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NO SETOR MÉDICO-VETERINÁRIO NESTES ESTABELECIMENTOS.
EVENTOS ARTÍSTICO-CULTURAIS
INSPEÇÃO NAS CONDIÇÕES DE EXPOSIÇÃO, CONSERVAÇÃO, MANUSEIO E COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS NO INTERIOR DA EXPO-AGRO, ESTÁDIO JK, RODEIOS E EVENTOS CIRCENSES.
ACADEMIAS DE GINÁSTICA E ESCOLINHAS DE NATAÇÃO
VISTORIA NAS INSTALAÇÕES E VERIFICAÇÃO DA PRESENÇA DO EDUCADOR FÍSICO ATUANDO COMO PROFISSIONAL RESPONSÁVEL TÉCNICO PELO ESTABELECIMENTO COMO CONDIÇÃO PARA OBTENÇÃO DE ALVARÁ DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
SUPERMERCADOS
FISCALIZAÇÃO E INSPEÇÃO DOS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO (PANIFICAÇÃO), CONDIÇÕES DE COMERCIALIZAÇÃO DE CARNES, DERIVADOS LÁCTEOS E OUTROS PRODUTOS SUJEITOS AO CONTROLE DE TEMPERATURA E ACONDICIONAMENTO ADEQUADOS PARA SUA CONSERVAÇÃO. OBSERVAÇÃO DE PRODUTOS QUANTO À INTEGRIDADE DA EMBALAGEM, PRAZOS DE VALIDADE E CONDIÇÕES DE ESTOCAGEM.
AÇÕES CONJUNTAS COM A SUPERINTENDÊNCIA DE ENDEMIAS
NOTIFICAÇÕES, INTIMAÇÕES E AUTO DE INFRAÇÃO A EMPRESAS, COMERCIANTES E PROPRIETÁRIOS DE IMÓVEIS, PARA MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE INSTALAÇÕES PREDIAIS, TERRENOS E CALHAS, VISANDO A ERRADICAÇÃO DE FOCOS DE Aedes Aegypti , APOIANDO E CONTRIBUINDO, DESTA FORMA, PARA O CONTROLE  E COMBATE À DENGUE.
PROGRAMA DE CONTROLE DA QUALIDADE DE ALIMENTOS
ANÁLISE QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DE ALIMENTOS REALIZADA NO LACEN-GO PARA VERIFICAÇÃO DA QUALIDADE DOS PRODUTOS VENDIDOS EM SUPERMERCADOS DA CIDADE, MEDIANTE COLETA E ENVIO MENSAL DE AMOSTRAS RECOLHIDAS NO COMÉRCIO DE ITUMBIARA (LEITE UHT, LEITE EM PÓ, LEITE EM SAQUINHO, CAFÉ EM PÓ, CAFÉ SOLÚVEL, PALMITO, BOLACHAS, SUCOS ETC), VARIANDO OS ALIMENTOS COLETADOS DE ACORDO COM OS OBJETIVOS DELINEADOS PELA VISA ESTADUAL.
PROGRAMA DE VIGILÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA, DO AR E DO SOLO (PROGRAMAS VIGIÁGUA, VIGISOLO E VIGIAR)
VIGIÁGUA – COLETAS SEMANAIS (480 ANUAIS) EM RESIDÊNCIAS, CRECHES E ESCOLAS DE TODOS OS QUADRANTES DA CIDADE, COM REALIZAÇÃO, NA VISA LOCAL, DE DOSAGENS DE CLORO, TURBIDEZ, PH E POSTERIOR ENVIO A GOIÂNIA PARA ANÁLISES DE OUTROS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS E MICROBIOLÓGICOS.
VIGISOLO - MAPEAMENTO DE ÁREAS SUJEITAS À CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL (ATERRO CONTROLADO, ÁREAS PRÓXIMAS A POSTOS DE GASOLINA, CEMITÉRIOS ETC.) PARA POSTERIOR MONITORAMENTO.
VIGIAR – LOCALIZAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE FONTES POLUIDORAS PROVENIENTES DE INDÚSTRIAS QUE EMITEM GASES POLUENTES NA ATMOSFERA.
COMÉRCIO FARMACÊUTICO
FISCALIZAÇÃO EM FARMÁCIAS DE DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS INDUSTRIALIZADOS E FARMÁCIAS DE MANIPULAÇÃO DE MEDICAMENTOS. INSPEÇÃO, FISCALIZAÇÃO E VISTORIA EM DISTRIBUIDORAS E TRANSPORTADORAS DE MEDICAMENTOS. INTERDIÇÃO CAUTELAR DE SUBSTÂNCIAS E INSUMOS FARMACÊUTICOS DE ACORDO COM ALERTAS SANITÁRIOS DA ANVISA. 
CONFERÊNCIA DE BALANCETES MENSAIS, TRIMESTRAIS E ANUAIS DE TODAS AS FARMÁCIAS E DISTRIBUIDORAS, QUE COMERCIALIZEM OU MANIPULEM SUBSTÂNCIAS OU MEDICAMENTOS SUJEITOS AO CONTROLE ESPECIAL.
RASTREAMENTO VIA INTERNET, DESTAS ATIVIDADES ATRAVÉS DO SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE PRODUTOS CONTROLADOS (SNGPC).
OBSERVAÇÃO DA PRESENÇA DO RESPONSÁVEL TÉCNICO DURANTE O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DESTES ESTABELECIMENTOS.
EMISSÃO, ATRAVÉS DO SINAVISA, DE SEQUÊNCIA NUMÉRICA PARA CONFECÇÃO DE TALONÁRIO DESTINADO A RECEITUÁRIO ESPECIAL DE MEDICAMENTOS PARA MÉDICOS E OUTROS PROFISSIONAIS HABILITADOS A PRESCRIÇÃO DESTES.
VISTORIA E INSPEÇÃO PARA ABERTURA DE DISTRIBUIDORAS DE MEDICAMENTOS, FARMÁCIAS E DROGARIAS.
LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS E CITOPATOLOGIA
INSPEÇÃO E VISTORIA DAS INSTALAÇÕES PARA EMISSÃO DE ALVARÁ DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, CONSOANTE NORMAS DA ANVISA (VIDE LABORATÓRIO UNIMED E BIOCITO). OBSERVAÇÃO DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO E VERIFICAÇÃO DO MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO EXAME LABORATORIAL.
COMÉRCIO (SETOR DE ALIMENTAÇÃO)
INSPEÇÃO, INCLUSIVE NOTURNAS, CONFORME O ESTABELECIMENTO, DAS INSTALAÇÕES E VERIFICAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE HIGIENE E DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS EM AÇOUGUES, PADARIAS, RESTAURANTES, PIZZARIAS, BARES, LANCHONETES, PIT-DOGS E VERDURÕES.
TRANSPORTADORAS
VISTORIA E INSPEÇÕES ROTINEIRAS EM VEÍCULOS DESTINADOS AO TRANSPORTE DE ÓLEOS VEGETAIS(CARAMURU), GORDURA VEGETAL(CARGILL) E MARGARINAS (CARGIL), UTILIZADOS NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA, CUJO TRANSPORTE DEVE SER REALIZADO CONSOANTE  CONDIÇÕES E NORMAS QUE CONTEMPLEM A PRESERVAÇÃO E A CONSERVAÇÃO ADEQUADA DAS PROPRIEDADES ORIGINAIS DO PRODUTO A SER UTILIZADO POR ESSAS INDÚSTRIAS NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DOS ALIMENTOS.
INSPEÇÕES E VISTORIAS EM OUTROS ESTABELECIMENTOS
INSPEÇÃO E VISTORIA DAS INSTALAÇÕES DE TODOS OS MOTÉIS (LIMPEZA DE CAIXA D’ÁGUA, COZINHA, LAVANDERIA, QUARTOS E ACONDICIONAMENTO DE ROUPAS DE CAMA). INSPEÇÃO, VISTORIA E CADASTRO DE ASILOS E INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA. VISTORIA E INSPEÇÃO EM SALÕES DE BELEZA, TATUAGEM E PIERCINGS PARA OBSERVAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE ESTERILIZAÇÃO DOS MATERIAIS UTILIZADOS NA ATIVIDADE. VERIFICAÇÃO DA UTILIZAÇÃO, ACONDICIONAMENTO E VENDA DE PRODUTOS QUÍMICOS EM COMÉRCIO DE PRODUTOS QUÍMICOS PARA LIMPEZA E PISCINAS, COMÉRCIO ATACADISTA DE PRODUTOS EM GERAL, POSTOS DE GASOLINA, LAVA-JATOS ETC. FISCALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS POR EMPRESAS LIMPA-FOSSAS, NOTADAMENTE QUANTO AO DESTINO FINAL DOS RESÍDUOS ADVINDOS DESTA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO.
DENÚNCIAS
RECEBIMENTO E VERIFICAÇÃO DE DENÚNCIAS, ABORDANDO-SE INICIALMENTE COM ESCLARECIMENTOS SOBRE A AÇÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA, ENFATIZANDO A RESPONSABILIDADE DE CADA MUNÍCIPE, NO CONTEXTO EM QUE SE INSERE, EM RELAÇÃO A LEI SANITÁRIA DO MUNICÍPIO, PRIVILEGIANDO, DESTA FORMA, UMA AÇÃO EDUCATIVA E MEDIADORA NOS CONFLITOS RESULTANTES DAS RECLAMAÇÕES DECORRENTES DAS INFRAÇÕES SANITÁRIAS COMETIDAS. CONCOMITANTEMENTE, NOTIFICANDO-SE O AGENTE INFRATOR E DETERMINANDO-LHE O PRAZO PARA CUMPRIMENTO DA MEDIDA ESPECIFICADA, SOB PENA DE INSTALAÇÃO DE PROCESSO ADMINISTRATIVO DECORRENTE DO NÃO CUMPRIMENTO DA MESMA.
LEITE “IN NATURA” – AÇÃO CONJUNTA COM O MINISTÉRIO PÚBLICO, POLÍCIA MILITAR E SINDICATO RURAL NO COMBATE AO COMÉRCIO E DISTRIBUIÇÃO DE LEITE “IN NATURA” EM ITUMBIARA.

REALIZAÇÃO, ATRAVÉS DA ARTICULAÇÃO ENTRE SUVISA/GO E VISA ITUMBIARA, DE CURSOS EM ITUMBIARA PARA CAPACITAÇÃO DA EQUIPE DE FISCALIZAÇÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA - REALIZAÇÃO NOS DIAS 29 E 30 DE NOVEMBRO E DIA 6 DE DEZEMBRO DE 2011, NAS DEPENDÊNCIAS DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS, CAMPUS ITUMBIARA, DO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA EM INDÚSTRIA DE ALIMENTOS E ANÁLISE FISCAL E MONITORAMENTO DA QUALIDADE DOS ALIMENTOS.
IMPRESSÃO E DIVULGAÇÃO DA LEI SANITÁRIA DO MUNICÍPIO DE ITUMBIARA IMPRESSÃO E DIVULGAÇÃO DA LEI SANITÁRIA DO MUNICÍPIO DE ITUMBIARA ATRAVÉS DA ARTICULAÇÃO COM SETORES REGULADOS CONTRIBUINDO NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA E DE UMA CULTURA EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA PARA A POPULAÇÃO.

                                         



Dr. Hebert Andrade Ribeiro Filho
Diretor de Vigilância Sanitária de Itumbiara

Um comentário:

  1. Este tipo de inspeções em diversos sítios e também nas clinicas dentarias é muito importante e não deve ser esquecido.

    ResponderExcluir