Total de visualizações de página

sábado, 21 de janeiro de 2012

HOMENAGEM AO DIA DO FARMACÊUTICO - 20 DE JANEIRO

No dia 20 de janeiro é comemorado o dia do farmacêutico. Dentre as muitas áreas de atuação do farmacêutico, destacam-se os trabalhos nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos, na indústria de medicamentos, na indústria de alimentos, em farmácias de manipulação, em clínicas e hospitais gerais ou especializados, como em oncologia, na atenção farmacêutica nos mais diversos estabelecimentos de saúde, principalmente com foco em farmacovigilância e informações sobre medicamentos para profissionais de saúde bem como para a população.
Farmacêuticos também vêm se destacando em cargos de gestão em serviços de saúde, bem como nas vigilâncias sanitárias em todo o Brasil e na Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
O farmacêutico contemporâneo deixou de ser um dispensador de medicamentos e passou a participar ativamente nas tomadas de decisão em unidades de atenção à saúde, a partir da utilização de ferramentas de farmacoeconomia.
Este profissional vem assumindo um papel importante na condução das políticas de saúde no Brasil e no mundo. O código de ética da profissão farmacêutica, aprovado em 29 de setembro de 2004, diz que “O farmacêutico é um profissional da saúde, cumprindo-lhe executar todas as atividades inerentes ao âmbito profissional farmacêutico, de modo a contribuir para a salvaguarda da saúde pública e, ainda, todas as ações de educação dirigidas à comunidade na promoção da saúde”. Isto faz do profissional farmacêutico um profissional pluricompetente e responsável por fazer parte de um processo que tem por finalidade assegurar o bem estar da população.
A Vigilância Sanitária de Itumbiara parabeniza todos os farmacêuticos que no dia-a-dia trabalham para que a nossa população tenha mais saúde com qualidade de vida.


Dr. Hebert Andrade Ribeiro Filho
Farmacêutico-Bioquímico
Diretor de Vigilância Sanitária de Itumbiara





Nenhum comentário:

Postar um comentário